Colóquio Mulher e Sociedade discutirá desigualdades de gênero e direitos humanos

       Estaremos participando do evento, que este ano chega à sua sétima edição, com o trabalho  

TUDO DEMORANDO EM SER TÃO RUIM*

A violência patriarcal que alicerça a diegese de Onde nascem os fortes

             Cássia, a mãe guerreira, é oprimida pela estrutura patriarcal que vigora na teleficção

Nos próximo dias 28, 29 e 30 deste junho de 2021, a Universidade Estadual de Ponta Grossa estará realizando a sétima edição do Colóquio Mulher e Sociedade, que tem como tema Desigualdades de gênero e interseccionalidade: os direitos humanos em tempos de crise.

A promoção é do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado em Jornalismo e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília com apoio da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

O Colóquio reunirá docentes, estudantes, pesquisadores(as), profissionais e representantes de entidades e movimentos que lutam pela equidade de gênero, com o propósito de discutir temas pertinentes numa abordagem transdisciplinar. Neste ano de 2021, o evento aborda os impactos sociais da pandemia da Covid-19 a partir de marcadores de gênero, raça, classe, sexualidade, entre outros, refletindo sobre a garantia dos direitos humanos num cenário de crise.

Criado em 8 de março de 2012, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Colóquio visa propiciar um diálogo entre academia e sociedade, oportunizando um espaço de reflexão e debate em torno das questões de gênero numa perspectiva interseccional. Haverá painéis de debates, oficinas e apresentação de artigos científicos de diferentes áreas.

*Este título é inspirado em versos da música Desde que o samba é samba (1993), de autoria do compositor Caetano Veloso. 


       Em Onde nascem os fortes, a truculência machista atinge seu ápice na figura do delegado venal, vivido com brilhantismo por Enrique Diaz.

Para saber mais, acesse 

 https://sites.uepg.br/jornalismo/ocs/index.php/7coloquiomulheresociedade/7coloquiomulheresociedade

Comentários

Favoritas

Coimbra vai sediar primeira edição das Jornadas de Ciências da Comunicação

Semana Euclidiana chega a 83a edição afirmando vitalidade de EUCLIDES DA CUNHA

Pesquisa sobre ascendência de Euclides da Cunha na Teledramaturgia avança